quarta-feira, 4 de junho de 2008

Segurança pública existe?

"Sensação de insegurança e estratégias até para escolher o assento em que vão sentar na hora de enfrentar uma viagem de ônibus dentro da cidade. Esta é a realidade dos passageiros que usam o sistema de transporte coletivo em Salvador. Já são 828 assaltos a ônibus registrados, este ano, pela polícia na capital baiana."


Fonte: Ibahia
Foto: Site PM (Polícia Militar)


Acredito que a sensação de insegurança, hoje em dia, acompanha todos quando saem de casa, mesmo de carro as pessoas correm risco, mas claro que dentro de um ônibus esse risco dobra. O número de assalto a coletivos somente nesses 6 meses é assustador, já são 828, uma média de 4 a 5 assaltos por dia. Alguns ônibus possuem câmeras de segurança, mas isso não impede a ação dos bandidos. As pessoas estão vulneráveis sempre, não tem como se sentirem seguras. Faltam policiais nas ruas para proteger a população, os assaltantes fazem o que querem, não há respeito. Assim as pessoas acabam “inventando” estratégias para fugir de um possível assalto.

Segurança, Saúde e Educação: três elementos essenciais, que cada indivíduo tem direito, qual deles funciona pra você?

Até mais!

3 comentários:

Livia Montenegro disse...

Gabii
Parabéns pelo blog!
Atualíssimo, hein? rsrs

bjos

Alexandro Gesner disse...

Como dever do Estado, nenhum dos três funciona como deveria.
Na educação, vários analfabetos funcionais possuem nível médio completo. Na saúde, embora o SUS seja um dos melhores sistemas do mundo (teoricamente), na prática ainda temos um longo caminho a percorrer. Na (in)segurança pública, é o que vimos neste recorte e o que "Tropa de Elite" ilustrou.
O que mais me intriga é: conseguirão os brasileiros conquistar esses direitos algum dia?

Alexandro Gesner disse...

Ah!
Concordo com a Lívia... boas idéias as suas, Gabi. :P